Post

Region: Novo Brasil

Tenshima

文化革命 — A Revolução Cultural Tenshin - Uma Busca pelo Passado, e a Explosão da Indústria de Entretenimento

希望を持って未来を見ることができないとき、私たちは過去を夢見る
Quando não conseguimos olhar para o futuro com esperança, sonhamos com o passado

____________________________________

A Década Esquecida foi um evento muito traumatizante para o povo Tenshin, que foi forçado a um longo período de isolação e complexas reflexões sobre si mesmo. A sociedade industrial e aceleracionista empurrada pelo governo Solarista começou a ser visto como algo horrendo, e as pessoas começaram a flutuar para os opostos do que o antigo Sol queria.

Um grande êxodo urbano foi visto em todo o arquipélago, com o colapso do estado central, as necessidades básicas que mantinham as densas cidades Tenshins de pé se tornaram insustentáveis, fazendo com que o crime estourasse e a qualidade de vida despencasse. A religião teve um renascimento interessante, com a busca pelo espiritual e o mágico se tornando um fenômeno cultural gigante. Templos foram reconstruídos, escolas de magia foram criadas e comunidades rurais se estabeleceram ao redor dessas construções, com elas eventualmente se tornando centros administrativos das Irmandades que agora governam Tenshima.

Uma busca pelo Antigo também surge, com literatura, cinema e festivais clássicos se tornando uma visão comum em todo lugar por Tenshima. Apresentações e escolas de Noh surgem em todas as comunidades pelo arquipélago, filmes do início do regime do Círculo Solar (ainda intocados pela mentalidade futurista e desumana) inspiram uma nova geração de atores e diretores, criando um verdadeiro renascimento da arte do cinema em Tenshima. Mas ambos não se comparam com a explosão de literatura que surgiu nos últimos anos da Década Esquecida.

A Literatura era ampla e respeitada na Tenshima Imperial, com inúmeros estilos artísticos e de escrita se morfando e modificando conforme o Império entrava cada vez mais em contato com as forças do Extremo Oriente. Durante o regime Solarista, houve uma pequena explosão de estilos complexos e inovadores no início, porém conforme o tempo foi passando, e as exigências e restrições do governo aumentando, é possível ver uma diminuição da produção e consumo de livros.

A Década Esquecida trouxe inúmeras histórias de superação, sofrimento, conquista, derrota, morte e vida, e até hoje serve como inspiração para muitos que perderam seus antepassados nesse sombrio capítulo da história Tenshin. Durante o final da década de 80 e toda a de 90 um renascimento da Literatura acontece em Tenshima, com muitos tentando conquistar os anos de glória do Império e os anos de experimentos e histórias complexas dos primeiros anos da Tenshima Solarista. Um dos estilos que voltou e conquistou o tempo livre dos Tenshins, é o de histórias em quadrinhos, os populares Mangás, que hoje dominam as livrarias e bibliotecas do arquipélago.

A Indústria de Animação também viu uma explosão de popularidade nessas décadas, com técnicas importadas do Oriente moldando um estilo novo e bem reconhecível pelo mundo todo. Os chamados Animes já possuem uma série de leais seguidores até fora das fronteiras nacionais, de obras complexas até as mais genéricas sendo vistas por milhões de olhos. Essa indústria no entanto, ainda está crescendo, e curiosamente está revitalizando o meio urbano Tenshin. O Êxodo Ubrano que foi vivenciado durante os anos 80 trouxe a tecnologia e os hábitos das cidades grandes para o campo, com TVs, Internet e ampla infraestrutura sendo vistas até nas fazendas mais afastadas do país. Comunidades essas, que imploram por entretenimento, e vemos os cascos de grandes metrópoles mais que alegre de saciar essa demanda.
____________________________________

A Era da Espada acabou, a Era dos Cabelos Coloridos e Uniformes de Marinheiras está apenas começando

Infinitta, Sverigen, Parahi, and F r g

ContextReport