32

DispatchMetaGameplay

by The Empire of Imperio de Jandira. . 5,171 reads.

Novo Brasil | Mapa NSBR



Guia de RP: (Índice | Regras | Governo) ¦ Mapa ¦ Glossário ¦ Links Úteis


CARTÓGRAFO DA REGIÃO

Imperio de Jandira


MAPA - REGIÃO NOVO BRASIL

LinkCLIQUE AQUI PARA VER O NOVO MAPA

Artigo Pétreo: Para participar dos RPs, é necessário participar do mapa.

§ 1: O país deverá seguir sua história como colonizador, colonizado, antigo, ou outro tipo que deverá ser especificado ao mestre cartógrafo, Imperio de Jandira. Tal história não possui necessidade de ser criada de imediato, sendo feito um esforço coletivo entre jogador e mestre cartógrafo. Na solicitação de local no mapa, deverá apresentar sua língua, algo próximo a ela, ou defini-la como original.

§ 2: Deverá ser escolhido um território do mapa, cujo território não seja tão vasto, e enviá-lo ao cartógrafo, seja em forma de imagem, seja em descrição. Para tal, a nação poderá optar por:
a) Ocupar o território inteiro de um NPC;
b) Ocupar o território inteiro de mais de um NPC;
c) Ocupar partes de territórios de um ou vários NPCs;
Parágrafo Único: ao cartógrafo é reservado o direito de negar a localização solicitada no mapa se esta entrar em desacordo com algumas das regras aqui mostradas, bem como se o NPC escolhido possua importância a alguma nação-jogadora mais antiga. Neste segundo caso, o jogador que deseja entrar no mapa tem o direito pleno de conversar com o "dono" do NPC para verificar a possibilidade de ocupá-lo.


ESCOLHA DE LOCAL NO MAPA

O mapa de Tellus foi desenhado após a definição do início de um reboot total no RP do Novo Brasil, e foi concluído no dia 31/05/2019. O link foi colocado no começo do texto mas, se você estiver com preguiça de subir a página, clique LinkAQUI. O link o redirecionará diretamente para o arquivo no Google Drive onde se encontram os mapas da região.

O processo de escolha de local no mapa levará em conta os seguintes fatores:

  • Formação do País → descreva como seu país se formou. Alguns tipos possíveis (e acumuláveis) são:

    • Antigo → a formação de seu país se deu há mais tempo do que a formação do estado moderno. Ou seja, seu país já existia antes da consolidação dos estados-nação (antes do Século XIV).

    • Unificação → seu país se formou após a união entre dois ou mais países anteriores, que geraram um novo. Não considere se seu país unificou-se a outros, mas preservou sua própria unidade.

    • Separatista → seu país se tornou independente após o Século XIX. Não considere se for uma ex-colônia.

    • Ex-Colônia → seu país nasceu após conquistar a independência de sua metrópole.

    • Estado Exilado → seu país surgiu após um antecessor ter se refugiado em algum território longe de seu original. Casos deste aqui serão avaliados de forma mais detalhista.

    • Estado Tribal → seu país, na verdade, está ainda entrando em um processo de formação do estado moderno. Casos deste aqui serão avaliados de forma mais detalhista.

    • Estado Feudal → seu país ainda preserva uma estrutura e sistema que remete ao feudalismo. Casos deste aqui serão avaliados de forma mais detalhista.

  • Cultura: determine, aqui, a cultura dominante de seu país. Se houverem outras culturas relevantes para o entendimento da nação, como grandes minorias, descreva também. Coloque o equivalente RL (vida real), ou mostre a cultura fictícia criada.

  • Língua: defina a língua da nação. Se a nação for oficialmente bilíngue, trilíngue ou poliglota, coloque todas as línguas. Coloque também línguas que não são oficiais, mas que possuem forte presença no país. Coloque os equivalentes RL ou diga que é um tipo de língua fictício.

  • População de RP: defina se pretende ter uma população pequena, média, grande ou enorme. Isso ajudará a pensar no mapa.

  • Local no Mapa: trace o local no mapa (ou diga onde é), e envie. Peço que, de preferência, envie uma imagem apontando o ponto exato. O local escolhido deve ficar de acordo com a composição histórica, cultural e linguística.

  • Informações Extra: coloque, aqui, tudo o que for relevante para o mestre/cartógrafo saber (ex.: raça do povo, características específicas da população, características específicas do país, entre outros).

Código a ser copiado:

[b]Nome do País:[/b]
[b]Formação do País:[/b] 
[b]Cultura:[/b]
[b]Língua:[/b]
[b]População de RP:[/b]
[b]Local no Mapa:[/b]
[b]Informações Extra:[/b]

    Informações extra:
    → A garantia de local no mapa só será dada mediante discussão entre os jogadores interessados na mesma área, e com a colaboração do jogador para o desenvolvimento do cenário e da história sua e com os outros. O jogador que a mestragem perceber que não está colaborando com isso será removido do mapa (ou nem será inserido).
    → Jogadores com desejo de territórios no mesmo lugar serão colocados para discutir sobre as fronteiras. Em último caso, caberá ao cartógrafo decidir quais serão as fronteiras entre os países.
    → NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, COBRE A ATUALIZAÇÃO DO MAPA! O trabalho do cartógrafo será desacelerado em caso de cobranças, e o cartógrafo reserva o direito de não incluir no mapa quem encher o saco, seja dele, seja dos mestres.
    → Não seja babaca. Lembre-se: você que está entrando, não é o cartógrafo. Portanto, você que deve ceder, não o cartógrafo. Se você tem um RP já de outro lugar, ótimo, maravilha, mas pra aplicá-lo aqui, deverá modificá-lo de acordo com instruções do cartógrafo/mestre.
    → Modificações no relevo, hidrografia e/ou biomas deverão ser discutidas com o cartógrafo e, se este solicitar, discutidas com jogadores que estão na mesma área.
    → Alguns territórios poderão ser barrados pelo cartógrafo, assim como podem ser reservados. Portanto, já solicite espaços que podem vir a ser ocupados por outros ou até por NPCs importantes a sua história.
    → Se você for enviar a solicitação como "me coloque em qualquer lugar aí", faça o favor de nem enviar. O cartógrafo não é babá de jogador para ficar escolhendo até o lugar em que ele vai ficar.
    → Leia as regras:


    Guia de RP: (Índice | Regras | Governo) ¦ Mapa ¦ Glossário ¦ Links Úteis


    MESTRES DE ROLEPLAY (RP)

    Imperio de Jandira ¦ Magna atlantica ¦ Alissonovia ¦ Lysandus

    Os Mestres de RP são como mestres de vários outros RPGs, ou até mesmo como os Mestres de RP do fórum do NationStates. É um grupo de jogadores com conhecimentos de roleplay e que podem auxiliar o desenvolvimento de sua nação, compreender as regras de RP do Novo Brasil e, principalmente, auxiliar no desenvolvimento das interações entre as nações da região.

    Todos os nossos RPs são feitos no RMB (Regional Message Board), que é o local onde, na região, você pode ler as mensagens postadas por todos. Além disso, também pode-se fazer RPs nas salas próprias no Discord regional, ou até no WhatsApp.

    Para iniciar o RP na região, você deve obrigatoriamente se registrar com o mestre Imperio de Jandira, enviando também sua escolha de local no mapa e sua proposta de RP. Veja mais detalhes no decorrer deste factbook.

    Lembre-se: precisando de ajuda, peça por socorro! Qualquer um dos mestres pode te atender.


    REGRAS DE RP
    Os RPs devem seguir as regras determinadas abaixo:
    1. Art. 1º: As nações da região somente poderão fazer RP se já tiverem se registrado com o mestre Imperio de Jandira, enviando-lhe a solicitação de local no mapa com o local desejado.

      • Solicitações de local sendo apenas "ei, me dê um local no mapa", "me coloque em algum lugar aí qualquer" ou algo do tipo serão ignoradas. Escolher um local no mapa cabe, unicamente, ao jogador, e não ao cartógrafo ou a um dos mestres.

      • Inclusões de terras novas no mapa não serão autorizadas, salvo se combinado previamente com o cartógrafo.

      • As solicitações devem ser feitas de acordo com o mapa da região, que pode ser visto LinkAQUI.

      • A participação no RP depende apenas do envio da solicitação do local no mapa ao cartógrafo. O cartógrafo, por sua vez, não tem obrigação alguma de responder a solicitação. O solicitante somente receberá um TG em resposta do cartógrafo caso um dos seguintes fatos ocorra:

        • O local no mapa não condiz com o RP proposto pela nação;

        • O local no mapa não condiz com a população e cultura da nação;

        • O local no mapa já foi solicitado por outra nação ou está bloqueado por quaisquer motivos;

        • Quaisquer outras razões que o cartógrafo julgar serem pertinentes.

      • Os mapas serão sempre atualizados no dia 1 de todo mês. Não cobre o cartógrafo, ou ele poderá simplesmente decidir por não atualizar o mapa naquele instante. Você não o paga para trabalhar, entenda isso.

    2. Art. 2º: Ao trazer sua proposta para participar do RP regional, sempre esteja disposto a negociar. As seguintes propostas não condizem com o RP do Novo Brasil:

      • RPs high-fantasy ou similares. A região, apesar de ter alguns elementos tipicamente místicos (como elfos), não é uma região onde a magia existe às vistas de todos.

        • No entanto, se assim desejar, poderá atribuir elementos de fantasia a sua nação, mas de forma secreta, dentro de uma linha de RP conhecida como Crônicas de Novaterna. Este RP, por razões óbvias, não pode ser o enfoque principal de sua nação. Para maiores detalhes, consulte Imperio de Jandira, Lysandus ou Znatsnaz.

      • RPs com foco em exploração espacial ou civilizações alienígenas. Apesar de, virtualmente, os klingon serem uma espécie alienígena, foram adaptados ao RP desta região para serem nativos de Tellus.

      • Populações que remetam a formas de vida sintética, ignorando a tabela de SA e o RP já estabelecido.

      • Espécies animais antropomórficas. Nestes casos específicos, a espécie deve ter, obrigatoriamente, relação com os híbridos de Imperio de Jandira e outras nações, ou devem ter origem nestes.

      • RPs puramente militares, ignorando completamente a existência de outros fatores da nação, como governo, população, cultura, etc.

      • RP de auto-isolamento total. Se você quer jogar só, por que está solicitando um local no mapa?

    3. Art. 3º: O(s) autor(es) do RP podem cunhar regras a suas mesas (define-se mesa como um RP específico) de forma a gerir o andamento do RP. No entanto, as nações não poderão estabelecer regras que:

      • Impeçam a intervenção de outros países (forçando RPs com a capacidade de gerar crises diplomáticas ou problemas externos a algo interno);

      • Interfiram diretamente ou indiretamente nas regras estabelecidas na região, sejam elas de RP, tecnologia ou até mesmo as regras normais.

      • Obriguem nações a participarem de seus RPs. Nenhuma nação é obrigada a participar de um RP que não queira, ou de fazer RP com determinado jogador, salvo se este RP for uma resposta a um ato cometido por uma nação.

      • Atentem contra o bom senso e sirvam meramente para garantir o sucesso de determinada ação.

    4. Art. 4º: Todo RP de jogador pode e será encaixado em uma das três categorias: Aberto, Fechado ou Secreto. Cada categoria possui suas peculiaridades abaixo:

      • Considera-se RP Aberto: guerras, revoluções, reuniões internacionais e outros tipos de acontecimentos em escala global, continental e alguns a escala nacional. RPs abertos acontecem no RMB ou via Discord.

      • Considera-se RP Fechado: conversações entre um ou mais personagens em ambiente não-público, interações entre nações em ambiente não-público, entre outros. RPs fechados acontecem no RMB, via TG, WhatsApp ou via Discord.

      • Considera-se RP Secreto: ações de espionagem, sabotagem e outras coisas. Ações de RPs secretos não podem ser feitas em RMB, sendo exclusivamente feitas em caráter secreto via algum mestre de RP, e por meios que não possuem acesso público.

        • Os mestres, em todas as ocasiões, podem transformar RPs fechados e secretos em RPs abertos.

    5. Art. 5º: Sobre os mestres

      • SÃO funções de um mestre de RP do Novo Brasil:

        • Ser um mediador neutro em RPs cuja própria nação não esteja como participante;

        • Agir como elemento controlador do cenário e dos NPCs;

        • Determinar resultados de ações secretas, de acordo com atributos e valores estabelecidos;

        • Determinar resultados de ataques, incursões e defesas em RPs cujo controle esteja nas mãos do mestre;

          • NOTA: em casos de RPs como de uma guerra civil, golpe militar ou algo do tipo, se for na sua nação e tiver sido planejado por você, não há a necessidade de um mestre efetuar a mestragem, salvo se alguma incoerência for constatada ou houver interferência externa.

        • Criar eventos que não estão sob o controle do(s) jogador(es);

        • Apontar e comunicar incoerências em RPs de nações, advogar pelas regras da região e ouvir o que os jogadores tem a dizer;

        • Auxiliar o desenvolvimento dos RPs regionais.

      • NÃO SÃO funções de um mestre de RP do Novo Brasil:

        • Aguentar chilique ou xingamentos de jogador que não aceita a derrota;

        • Selecionar local no mapa para uma nação;

        • Mudar todo o cenário estabelecido para a inclusão de uma nação que não aceita mudanças no próprio RP;

        • Reescrever a história de um país ou de um RP só por que o jogador não o quer fazer;

        • Ser professor de português ou ter que aprender dialetos estranhos para compreender ações de jogadores;

        • Ser babá de jogador mimado.

    6. Art. 6º: Godmodding e Metagaming são terminantemente proibidos na região.

      • Classifica-se como Godmodding:

        1. Ditar ações e efeitos de outros como se fossem suas. No RP, você é autorizado apenas a controlar seus personagens, veículos, entre outros, não podendo controlar e ditar efeitos de personagens e ações de outros, dado que isto é função da mestragem. Essa regra não se aplica em casos onde outro jogador te autoriza a usar um personagem dele ou caso haja autorização do mestre.

        2. Recusar os efeitos de um RP. A recusa dos efeitos de um RP, seja caso de derrota ou vitória, implica num godmodding de que "sua nação é soberana até diante da natureza". Se estiver em algum RP que envolva conflitos ou danos, ou quaisquer outros efeitos, certifique-se de garantir que eles aconteçam, para evitar intervenção desnecessária ou incoerências.

        3. RP Overpower (OP). Evite, a todo custo, criar coisas que possuem poder irreal para a situação de RP, como chefes de estado ultra-jovens e ultra-inteligentes, armas que são capazes de atirar meteoros, naves capazes de viajar de um lado a outro do planeta em segundos, etc.

        4. Modificações Incompatíveis. Um dos tipos mais comuns de godmodding é quando, durante um RP, sem autorização, o jogador começa a efetuar modificações no passado para que este possa se beneficiar hoje, de forma a sempre possuir um antídoto contra cada obstáculo. É importante que todos os membros do RP saibam as limitações uns dos outros. Isso não significa se deixar exposto, mas apenas evitar usar o famigerado "poder do roteirista", que lhe permite mudar tudo para o favorecer.

      • Classifica-se como Metagaming:

        • Informações Furtadas. Uma das práticas mais comuns do metagame é usar conhecimentos OFF para influir nas suas ações ON, como se você fosse onisciente de tudo o que está acontecendo, e soubesse sempre onde agir, mesmo que seu personagem ou nação não o possa fazê-lo. Como se, por exemplo, sua nação já estivesse totalmente preparada para um ataque, sendo que o ataque ainda está sendo discutido secretamente entre seus inimigos, de forma que você nunca teria acesso a aquilo.

        • Induzir lado a mestre. Uma estratégia existente é a de forçar o mestre a abandonar seu posto de neutralidade. Isso acontece quando, por exemplo, num RP de guerra, um dos lados force um ataque à nação do mestre, mesmo sabendo que, como elemento neutro do RP, ele não pode assumir um lado. Em caso de dúvida, converse com o mestre e peça uma posição da nação deste de forma neutra, mas nunca o force a fazer isso.

        • Alegar desconhecer regras. Todas as regras estão aqui. Se você não leu, problema é seu, elas serão aplicadas mesmo assim.

      • Há casos e casos, como sempre, e todos serão devidamente analisados. Se você possuir uma justificativa boa para algo que possa ser classificado como metagame ou godmodding, não se esqueça de apresentar aos mestres. As vezes, você pode estar certo.

    7. Art. 7º: Uma nação é considerada ex-participante da mesa se:

      • O(s) Mestre(s) banirem um jogador participante do RP por qualquer motivo;

      • Se o participante deixar a mesa por interesse próprio, caracterizando-se desistência deste;

      • Se o participante ficar inativo por um período de tempo sem avisar previamente o(s) mestre(s) e/ou atore(s) da mesa via TG, RMB, ou qualquer outro meio de comunicação;

      • Se, em uma ação, for constatado o uso deliberado de metagaming. Neste caso, segue a política de 3 strikes: na 1ª, o mestre entrará em contato com o jogador e solicitará a remoção da infração. Na 2ª, a postagem é suprimida e o jogador é advertido. Na 3ª, o jogador poderá ser removido do RP se constatado o dolo na ação;

      • Se realizar uma jogada considerada como godmodding. A política de 3 strikes também será usada neste caso mas, dependendo do ocorrido, o jogador poderá ser removido do RP muito antes disso;

    8. Art. 8º: Nações ex-participantes não podem executar ações no RP, mas ainda podem sofrer consequências deste, dependendo da atitude do(s) mestre(s) e das circunstâncias da saída da nação.

    9. Art. 9º: Toda e qualquer nação que não esteja participando do RP é considerada não-participante. No entanto, nem toda nação não-participante está isenta dos efeitos do RP, sobretudo se for um evento global.

    10. Art. 10º: O único que é capaz de decidir a veracidade das ações e o resultado delas é o mestre, e apenas ele. No entanto, os participantes do RP podem contestar os resultados com:

        • O CLN (Conselho Legislativo Neobrasileiro);

        • Outros mestres que não estão envolvidos no RP;

        • O delegado ou o founder.

      • Se a veracidade dos resultados for constatada por outras instâncias, o jogador é obrigado a acatar o resultado. Caso não acate, será considerado desistente da mesa, e não poderá prosseguir no RP.

      • Se a razão for dada ao jogador que contestou as ações, é obrigação do mestre fazer as correções necessárias, ou fazer o rollback necessário para a correção, sendo também responsabilidade do mestre assumir todo o ônus do caso, salvo em casos onde isso não se torna possível acontecer.

    11. Art. 11º: Todas as jogadas poderão receber modificações pontuais por parte dos mestres ou do delegado. Estas, no entanto, devem ser devidamente comunicadas, e apenas feitas para corrigirem incongruências menores, não podendo se alterar, por exemplo, o sentido da ação.

    12. Art. 12º: O bom senso e a maturidade são cruciais na gestão de um RP. Preserve isso, ou nem faça o RP.

    13. Art. 13º: Todas as nações presentes no mapa estão sucintas a sofrerem com os eventos umas das outras. A ideia, nem de longe, é existir RP de total isolamento. Por isso, nenhum jogador poderá ignorar efeitos de RP em níveis continental e global, salvo se:

      • A nação estiver temporariamente desligada do RP;

      • Em caso de guerra, a nação declarante não possuir um casus belli comprovado pela mestragem, o que caracteriza uma tentativa de forçar um RP. Fazer uma guerra "por que é divertido" não é um motivo válido. Não insista.

    14. Art. 14º: É permitido a qualquer jogador possuir mais de uma nação na região. No entanto, a manutenção delas deve ser feita de forma independente, e um jogador não pode se beneficiar por ter puppets, sendo vedado então:

      • A participação de puppets do mesmo dono no mesmo lado de uma guerra;

      • O uso de outras nações do mesmo jogador para beneficiar uma delas, seja sua principal ou não;

      • A criação de puppets com o único intuito de atrapalhar RPs de outros jogadores ou de anexar territórios a sua nação principal;

    15. Art. 15º: As nações estão terminantemente proibidas de fazer reboots como forma de tentar apaziguar ou eliminar efeitos negativos em RP. No entanto, reboots podem ser feitos se, e apenas se, combinar com os mestres e mostrar que a proposta de reboot irá enriquecer o RP. Evitamos de fazer reboots em nações por causa da necessidade de se reescrever muitos pontos da história, e por causa da possibilidade de muitas nações serem afetadas por isso. Reboots parciais e pontuais (ou seja, que mudam apenas pequenos fatores) podem ser feitos livremente, contanto que não afetem o andamento dos RPs.

    Read dispatch


CONTINENTES

  • Telephassa: continente semelhante à Europa. Local de nações antigas, colonizadoras (ou não) e de grande relevância global. São o centro do mundo, e lar de grandes potências.

  • Agrotera: continente semelhante à América Latina. Local de ex-colônias da Telephassa, geralmente nações formadas durante ou após o Século XVIII, e que aos poucos foram garantindo um local melhor perante a sociedade de Tellus.

  • Feorland: continente semelhante à América do Norte. Local de ex-colônias da Telephassa, geralmente nações formadas durante ou após o Século XVIII. Diferente das nações da Agrotera, possuem maior proximidade com a Telephassa, e pode vir a ser o lar de nações poderosas de Tellus.

  • Luahari: continente semelhante à África. O norte, pela proximidade com a Telephassa, pode haver mais países desenvolvidos do que o sul, mas foi um dos continentes que sofreu com a presença constante de telephassônicos xeretas, além de ter sofrido com nações de Deshret e até de Kitainan. Lar de nações de todos os tipos.

  • Deshret: o continente central de Tellus, semelhante ao Oriente Médio. Deshret e a Telephassa possuem uma história forte de interação, com ela nem sempre sendo boa. Lar de nações de todos os tipos, inclusive possíveis ex-colônias da Telephassa que tenham garantido independência durante ou após o Século XIX.

  • Heremusia: continente semelhante a Ásia Central/Norte. Lar dos mais diversos povos, sofreu com incursões de Deshret, Kitainan e Telephassa, e provavelmente seus povos já carregam características dos três continentes ao seu redor.

  • Kitainan: continente semelhante ao Extremo-Oriente Asiático, Sudeste Asiático e Sul da Ásia. A diversidade cultural deste continente é forte, sendo um continente que resistiu mais às incursões da Telephassa, e que também gostou de brincar de incursões, tendo forte presença na Heremusia e certa influência na Ogenia. Talvez tenha recebido postos telephassônicos, ou não...

  • Ogenia: continente semelhante à Oceania. Um continente insular, com populações bem diferenciadas, e bastante explorado pelos continentes próximos e da Telephassa. Nações, ali, ou são antigas e que resistiram às incursões telephassônicas, ou são ex-colônias libertadas durante ou depois do Século XIX.


SISTEMA PLANETÁRIO TELLUSIANO

Informações do Sistema Planetário
Sistema Solar: Sistema de Ignis
Nome da Estrela: Ignis (estrela semelhante ao Sol, com 1,2 Massas Solares)
Nº de Planetas no Sistema: 11 (contando com Tellus, que é 4ª na ordem)


INFORMAÇÕES DO PLANETA

Nome do Planeta: Tellus
Nº de Satélites Naturais: 2
Tamanho (Total): 992.902.272km²
Tamanho (Água): 652.666.431km² (~65,73%)
Tamanho (Solo): 340.235.841km² (~34,27%)
Escala (px² p/ km²): 1px² = 51km²
Escala (px p/ km): 1px = 7km


Guia de RP: (Índice | Regras | Governo) ¦ Mapa ¦ Glossário ¦ Links Úteis

Região Novo Brasil | Template organizado por Tigresia-Jandira/Imperio de Jandira

The Empire of Imperio de Jandira

Edited:

RawReport